O Senhor olha dos céus
Salmos 14:2-3 O Senhor olha dos céus para toda a humanidade, para ver se alguém é sábio, se alguém busca a Deus. Todos, porém, se desviaram; todos se corromperam. Ninguém faz o bem, nem um sequer!
Este salmo conta em poucas linhas a história da humanidade, começando com o Criador que olha do alto, de sua eterna glória para a sua obra e percebe que ela mudou, passando do estado de perfeição para uma triste situação de corrupção. O Senhor olha dos céus para toda a humanidade, para ver se alguém é sábio, se alguém o busca (Sl 14,2), entretanto, parece que seu esforço é frustrado, ao menos naquele momento, e infelizmente Ele vê que o estrago do pecado foi completo, pois todos se desviaram e se perderam, todos se corromperam e ninguém que faça o bem sobrou (Sl 14.3).
Embora seja uma situação estranha em relação a natureza da obra do Criador, o Senhor não foi surpreendido como quem não se planejou, mas em sua eterna sabedoria preparou o Juízo assim como a Redenção para redimir definitivamente suas criaturas, conduzindo-as no retorno aos seus braços de amor, ao ambiente da sua perfeita aliança.
Encontramos este mesmo tema e essas mesmas palavras em pelo menos três lugares das escrituras, o Salmo 14, o Salmo 53 e Romanos capítulo 3, assim, a realidade da depravação total nos é apresentada.
Os Salmos, a exemplo de todo o antigo testamento, reservam apenas uma expectativa, um vislumbre da salvação de Deus que um dia, como o raiar do sol, iria surgir para trazer vida abundante a todos os perdidos.
Quem virá do monte Sião para salvar Israel?
Mas agora, porém, conforme prometido, Deus nos mostrou como sair do reino da morte para a sua gloriosa luz e como somos declarados justos diante dele (...) (Romanos 3:21)
Somos declarados justos por méritos, mas não os nossos, os de Cristo, daquele que morreu no nosso lugar e ressucitou, assim por meio da fé em Jesus Cristo, embora miseráveis pecadores, dignos da condenação, Deus nos aceita como justos, pois Cristo Jesus nos resgatou do castigo por nossos pecados (Romanos 3:22-24).
E agora, certos de que Deus em Cristo resgata seus amados, neste momento temos uma alegria completa. (Salmos 14:2)
Comentários