Você é orgulhoso? - Salmos 10
Salmos 10:4 O perverso é orgulhoso demais para buscá-lo; seus planos não levam em conta que Deus existe.
Este salmo descreve adequadamente o tipo de mentalidade moderna, de pessoas cujo coração despreza Deus. E assim, caminham, trabalham, fazem seus planos e constroem suas vidas alicerçados em suas paixões, seguindo seus corações corrompidos. Eles estão tão cheios de si que não há espaço para a ação de Deus em favor deles.
Esta é uma triste realidade presente entre os perdidos deste mundo, mas também recorrente entre os religiosos nominais que embora honrem a Deus com os lábios, o desprezam intimamente (Isaías 29:13).
Assim, Deus mostra do céu sua ira contra todos que são pecadores e perversos, que por sua maldade impedem que a verdade seja conhecida. Eles até sabem a verdade a respeito de Deus, pois ele a tornou evidente por meio de tudo que ele fez desde a criação do mundo, todos nós podemos perceber claramente seus atributos invisíveis: seu poder eterno e sua natureza divina.
Portanto, eles não têm desculpa alguma para desprezá-lo.
Eles sabem quem Deus é, mas não lhe dão a glória que ele merece e não lhe são agradecidos. Pelo contrário, os seus pensamentos se tornaram tolos, e a sua mente vazia está coberta de escuridão. Eles dizem que são sábios, mas são tolos. Em vez de adorarem ao Deus imortal, adoram ídolos que se parecem com seres humanos, ou com pássaros, ou com animais de quatro patas, ou com animais que se arrastam pelo chão. Eles adoram a si mesmos.
E dentre os meios de disciplina divina, Deus usou o mais severo, pois os entregou os aos desejos do coração deles para fazerem coisas sujas e para terem relações vergonhosas uns com os outros. Eles trocam a verdade sobre Deus pela mentira e adoram e servem as coisas que Deus criou, em vez de adorarem verdadeiramente e servirem o próprio Criador, que deve ser louvado para sempre.
Por causa das coisas que essas pessoas fazem, Deus as entregou a paixões vergonhosas, a tudo o que pode destruir a dignidade humana, a todo o tipo de imoralidade, inclusive a sexual.
Uma vez que consideraram que conhecer a Deus era algo inútil, o próprio Deus os entregou a um inútil modo de pensar, deixando que fizessem coisas que jamais deveriam ser feitas. A vida deles se encheu de toda espécie de perversidade, pecado, ganância, ódio, inveja, homicídio, discórdia, engano, malícia e fofocas. (Romanos 1.18-32)
O mundo está corrompido e em trevas, permanece afastado de Deus, entretanto, Deus nos mostrou como é possível sair da condenação, como poderemos ser declarados justos diante dele, como poderemos retornar a casa do pai, tendo em vista que falhamos na obediência às suas leis, pois todos pecaram e estão longe do padrão da glória de Deus.
Mas Deus, em sua graça, nos declara justos por meio de Cristo Jesus, que fez uma obra gloriosa na cruz, sendo condenado em favor dos que crêem, assim, nos resgata do castigo por nossos pecados.
Deus se mostrou justo, condenando o pecado, e justificador, declarando justo o pecador que crê em Jesus. (Romanos 3.21-24)
O salmo dez é um clamor por justiça, e o evangelho é a resposta mais adequada, aplacando a ira de Deus e concedendo salvação a todos os que crêem. Diante disso, os que passaram para o Reino da Luz não vivem mais para si, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou.
Comentários