No Senhor eu me refugio
Salmos 11:1 No Senhor eu me refugio. Por que, então, vocês me dizem: “Voe para os montes, como um pássaro!
Davi, muito provavelmente, estava diante de um iminente ataque por parte de algum de seus inimigos, o perigo era real e a qualquer momento ele poderia sofrer uma ofensiva.
Diante deste terrível cenário ele recebe um conselho interessante, apontando para a melhor saída, a mais lógica e adequada: “Voe para os montes, como um pássaro! Ou seja, fuja!
Realmente, em muitas situações fugir pode ser a melhor solução para evitar conflitos desnecessários e salvar a vida, como o próprio Davi já fez quando fugiu da fúria de Saul ( 1 Sm 21.12) ou quando teve que escapar do levante do ambicioso Absalão ( 2 Samuel 15). São momentos críticos como estes que precisamos de inteligência, sabedoria e fé para discernir a melhor forma de agir.
As narrativas da trajetória de vida de Davi mostram a sua perspicácia, ele era um guerreiro extremamente habilidoso, ele sabia muito bem fazer a leitura das situações e quais guerras tinha condições de enfrentar. Mas Davi não era somente isso, ele era um cidadão do reino, cujo coração considerava a grandeza de Deus. Assim, diante daquele "bom" conselho ele declara que Deus é um refúgio melhor, o seu refúgio.
Na vida temos situações e situações, mas existem batalhas que devemos enfrentar, não sozinhos, mas ao lado de Deus, apoiados em seu poder porque ele é o refúgio mais seguro que qualquer outro.
Embora o mundo, a carne (nossa tendência pecaminosa) e o Diabo se armem contra nós, o Senhor não permanece passivo, ele está em seu santo templo e governa dos céus, observando a todos com atenção e examinando cada pessoa na terra.
O Senhor é justo e ama a justiça! Os íntegros obterão o seu favor e verão sua face.
Comentários